sexta-feira, 10 de setembro de 2010

O nosso pequeno grande mundo

Clico: página inicial, feed de notícias. Fico sabendo que: Ludmila Maciel está em crise existencial, que Roberto Moraes irá comemorar o aniversário em Montevidéu, que Clarissa começou uma amizade com Fabio e que Roberta está voltando não sei de onde. Aliás, não sei quem são essas pessoas, mas elas aparecem na MINHA página inicial do Facebook, a rede social do momento. Sim, porque ela será efêmera, isso não tenhamos dúvidas.

Acho que o que mais dura na minha vida hoje é o meu cachorro, ele já tem dez meses! E ainda não passou do prazo de validade. Vida longa, sem defeitos, desse serzinho que só quer comida, dar e receber carinho. Nos meus últimos dez meses, acho que, fora ele, tudo deu defeito (ou acabou mesmo): supostas amizades, esperanças de encontros, ilusões de paixões arrebatadoras, sucessos que viraram fracassos. Em um segundo! Sem mencionar o celular, a máquina fotográfica e a máquina de lavar. Entre outras coisas, também deram defeitos (ou acabaram mesmo), mas que, diferentes do resto são tão, mas tão facilmente substituíveis...

A palavra é essa: substituível! Como no Facebook, frases que estavam ali, há dois segundos, nos dois segundos posteriores já serão outras, assim como o número de “amigos” que não para de mudar e crescer. Mesmo que você não os conheça. E assim, para continuar fazendo parte desse “todo”, todos entram numa busca incansável para que não sejam substituídos. Começam a se sentir na obrigação de estarem presentes sempre, mesmo que sempre ausentes. Sim, porque ainda não viramos deus. A suposta maneira, então, de chegar perto da onipotência é estar virtualmente em todos os lugares, para que, pelo amor de deus, você dure mais um pouquinho na vida dos outros.

E isso é tão sem sentido! Quantas pessoas há na SUA cidade? Na minha, no máximo, umas vinte, no meu bairro, umas dez, no meu mundo não chega a cem. E estou satisfeita. Entre esses existem: DOIS melhores amigos, minha irmã e gente que me faz rir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário