segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Solidão



A esquete a seguir é baseadíssima em fatos realíssímos. O Vídeo que está no link abaixo é uma leitura dramatizada realizada na Casa da Gávea, pelo ator Maelcio Moraes, com a participação de Lorena e Clara (desculpe, não sei o sobrenome delas...).

        

                                                                     


Texto:


                                                                       Solidão





Personagem

Wellington – Entre 25 e 30 anos. Pedreiro de uma empresa. Tenta falar bonito, mas fala tudo errado.

Cena 1

Wellington está sentado num banco de ônibus falando em um Nextel.


Wellington – Oi meu bebezinho, tudo bem?

Voz em off de Sirlene – Tudo, onde é que você está?

Wellington – Nem entrei em Copacabana ainda.

Voz em off de Sirlerne – Eu queria te perguntar uma coisa.

Wellington – Vou colocar no modo off. Pronto. Pode falar.

Depois que coloca o celular em modo off, são feitas pequenas pausas entre suas falas. As pausas seriam o que Sirlene fala e que não podemos ouvir.


– Não entendi, assim, diretamente a sua questão. No caso, você quer saber com que intuito eu te fiz aquela pergunta?

                                                             (Pausa)

– É, assim, foi só pra relembrar os velhos tempos mesmo, meu doce.

                                                            (Pausa)

– Ah, amorzinho eu só aceitei, porque quem primeiro falou sobre isso ontem, foi você. Mas por que a sua dúvida? Qual é a sua questão?

                                                            (Pausa)

– Você me respondeu, mas não respondeu na direção da minha pergunta. Sobre o que eu sinto você já sabe. Eu quero saber dos seus sentimentos, meu bebê.

                                                             (Pausa)

– Eu sei, mas a gente foi aprendendo isso junto, né?

                                                             (Pausa)

– Tá bom, é, foi eu que te ensinei, mas naquele tempo você gostava. Você sempre realizou minhas fantasias, e eu achava que, no caso, estava realizando as suas. Mas se a sua fantasia não é mais essa, tudo bem. Eu não vou fazer nada pra te magoar, ou mesmo, ferir o nosso relacionamento.

                                                              (Pausa)

– Tá, se você está em dúvida, eu respeito meu nenenzinho. Eu só acho que assim, de repente, a gente podia tentar, nem que seja, pelo menos, uma última vez. Só pra você ver se você continua gostando ou não.

                                                               (Pausa)

– Não, não. Aí assim, tu me ofende. Eu não tô brincando com sentimento de ninguém. Eu só estou brincando. Se a gente for fazer a próxima vez eu vou deixar bem claro que não passa de uma brincadeira, que não é pra rolar sentimento nenhum. Mas se, no caso, isso tá mexendo com teus sentimentos, aí é outra historia. A gente tem que por uma conclusão nisso.

                                                              (Pausa)

– Para com isso, eu não tô vendendo minha mulher, não. Tú é meu docinho, tu sabe disso.

                                                             (Pausa)

– Se você vem me falando desse jeito, eu ligo pra ele agora e cancelo tudo. No caso, o máximo que pode acontecer é o Jorjão ficar meio puto.

                                                             (Pausa)

– Não, não é puto por isso. Além de desfrutar da ocasião, do momento, né, ele não ganha nada, nem.

                                                             (Pausa)

–A gente ganha sim. Você nem tá pensando nos meus desejos. Pô, tenta colocar em questão, no caso, as minhas fantasias.

                                                           (Pausa)

–Vou te dizendo logo, o Jorjão vai ficar puto com essa tua, no caso, mudança repentina de opinião. Acho que ele tava doidinho já. Na verdade eu também estava.

                                                            (Pausa)

– Porra, rolar um sentimento no Jorjão é foda, aquilo sempre foi uma máquina e não um ser humano. Acho que tá rolando um sentimento da sua parte, Sirlene.

                                                            (Pausa)

– Eu? Foi você que veio falando de sentimento.

                                                             (Pausa)

– Tá bom, eu já entendi, você não quer.

                                                            (Pausa)

– Porra Sirlene, você quer ou não? Eu já te demonstrei minha opinião. Mas se você não quer, eu te respeito. Se a gente fizer isso, vai te machucar?

                                                           (Pausa)

– Como assim, em que sentido? Se vai machucar seus sentimentos, Sirlene. Às vezes, você é difícil de entender, hein.


                                                          (Pausa)

– Olha Sirlene, tu vai ficar de embromação, eu vou cancelar a porra toda. E não se fala mais nisso.

Wellington “sai” do ônibus, caminha um pouco e de costas para o público “cumprimenta” Jorjão.

– Fala Jorjão, tudo bem? A Sirlene deu pra trás, vai ser só eu e tu mermo.

                                                                  Fim



Nenhum comentário:

Postar um comentário