quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Aqui no Sistema


Esse texto ganhou o Concurso promovido pela Hama Editora, na Bienal do Livro, no Rio de Janeiro, em que a proposta era fazer um livro em uma semana. De 306 contos inscritos na Feira, 20 foram selecionados, resultando no livro Contos de Todos Nós.


– Pizzaria Clique e Pronto, Maria, boa tarde.

– Boa tarde, eu queria uma pizza, metade calabresa e metade portuguesa, por favor.

– Senhor Ignácio, eu acharia melhor substituir a metade calabresa por uma vegetariana. O seu colesterol está muito alto.

– Eu sei, mas hoje é sábado e minha médica disse que, uma vez por semana, eu poderia comer.

– Não, senhor, segundo consta aqui no sistema, o senhor está terminantemente proibido de comer qualquer tipo de gordura trans. E só estão permitidas duas fatias de pizza que juntas não ultrapassem 100 kcal, mas isso, se o senhor tiver cumprido sua meta semanal de exercícios. O senhor cumpriu?

– Mas eu não vou comer a pizza sozinho...

– Sabemos senhor Ignácio, o senhor sempre pede pizza quinzenalmente, aos sábados, que são justamente os dias que passa com o João e a Clara. O próximo fim de semana seria da dona Elza, mas como ela estará viajando com o senhor Roberto para Cuba, o senhor terá que ficar dois fins de semana seguidos com as crianças, a não ser que peça para a Dona Amélia cuidar delas. Por enquanto não consta nada aqui no sistema relativo a alguma viagem da dona Amélia. Já a sua ex-sogra estará naquele SPA em Itaipava que costuma ir a cada dois meses.

– Muito obrigado por me ajudar a decidir com quem meus filhos ficarão no próximo fim de semana, mas voltando ao assunto da pizza, aliás, foi pra isso que eu liguei, ou será que teclei errado?Ah, sei lá, já nem sei direito com quem estou falando.

– Pizzaria Clique e Pronto, Maria, boa tarde.

– Ah claro, era você, Maria...Não precisa repetir tudo novamente: “Pizzaria Clique e Pronto, Maria, boa tarde”

– Mas foi o senhor que disse que não sabia com quem estava falando e segundo o que diz aqui no sistema, a cada vez que o cliente der sinais de que está ficando confuso devemos repetir tudo desde o início.

– Ok, ok, dona Maria. Substitui então a pizza calabresa por vegetariana, pelo menos a metade portuguesa você pode deixar?

–Impossível, senhor Ignácio. A metade portuguesa tem, em cada fatia, 29% de gordura trans e 72 kcal, ou seja, praticamente metade de uma fatia já iria ultrapassar o máximo de carboidratos que o senhor poderia atingir em um sábado.

– Então tá. Eu não como a portuguesa, como só a vegetariana, eu prometo. Eu deixo a portuguesa para o João e a Clara.

– Desculpe lhe informar, senhor, mas o João também não pode comer pizza portuguesa.

– Ai meu deus, por quê?

– Porque a pizza portuguesa contém cebola e a última vez que o João comeu cebola, o resultado parece que não foi nada bom, segundo consta aqui no sistema.
– Ah é?! E o que aconteceu com o João, dona Maria?

– Ele teve reações alérgicas fortíssimas. Os olhos ficaram inchados e placas vermelhas apareceram no pescoço. O senhor não deveria saber por que, neste fim de semana, ele estava com a sua ex-esposa. Era o fim de semana dela.

– Mais uma vez, muito obrigado pela informação. Mas será que a senhora então, poderia tirar a cebola da pizza portuguesa e trazê-la?

– Não, senhor! Nenhuma das pizzas pode ter seus ingredientes alterados.

– Mas você não está substituindo nada, só está tirando.

– Por favor, senhor Ignácio, não insista. O sistema não nos permite retirar a cebola. Peço também que o senhor não se altere, senão sua pressão irá subir e os preços dos remédios para controlá-la estão cada vez mais altos. E sua situação financeira também não é das melhores.

– O que a senhora sabe da minha situação financeira?

– Eu não sei de nada, é o que diz aqui no sistema: 30 reais de saldo devedor e dois mil para serem pagos na próxima fatura do cartão de crédito que vence dia 07.

– A senhora só pode estar brincando.

– Não, senhor. O sistema não permite brincadeiras.

– Mas, que palhaçada é essa?!!

– Não senhor, eu não sou palhaça, sou atendente da pizzaria Clique e Pronto.

– Então, porra, me manda a merda da pizza vegetariana com uma, uma... de alface!

– Senhor, detectamos duas palavras em sua frase que não concordam com o nosso sistema. O senhor poderia repetir a última frase, por favor?

– Eu-não-quero-mais-pizza!!!!

– Desculpe, senhor?

– Eu-não-quero-mais-pizza!!!

– O sistema não decodificou a sua mensagem.

– Vão pra puta que o pariu, todos! Mensagem, colesterol, rúcula, alface, sistema e você, Dona Maria!

– Desculpe, senhor Ignácio, tivemos uma falha no sistema.

....

– Pizzaria Clique e Pronto, Renata, boa tarde.

Um comentário: